Fisioterapia


A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Tem por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo à melhoria de qualidade de vida, seu objetivo principal é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistema ou função.

Fisioterapia
Archimedes

A fisioterapia pode ser administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, clubes, residências, hospitais, empresas, pesquisas.
Três princípios básicos da fisioterapia: Prevenção, Reabilitação e Reintegração.
Prevenção:  
A aplicação da fisioterapia proporciona prevenções primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes de a doença de expor seus sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas. Em indivíduos em recuperação de lesões e ou disfunções, podem ser desenvolvidas ações de prevenção complexas como a incapacidade respiratória em casos de uma vitima num quadro neurológico agudo. Na saúde comunitária as ações preventivas para minimização de disfunções nas doenças crônico-degenerativas, prevenção de condições biomecanicamente desfavoráveis, aprendizados de postura.
Reabilitação:
É o método que se propõem a reabilitar a pessoa para seu retorno a vida social. Tem por objetivo desenvolver os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença em tenha exigido sua imobilização.
Reintegração:
O objetivo da fisioterapia é reintegrar a pessoa à sociedade. É a estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram sequelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas) e sua adaptação. A reintegração se dá mediante o treinamento e adaptação dos pacientes às suas potencialidades.

mcientifica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.