As cores dos alimentos


As cores dos alimentos

as cores dos alimentos

as cores dos alimentos

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos. Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas. Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável. Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos.

Alimentos Brancos

alimentos brancos - arroz

alimentos brancos – arroz

Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:

alimentos brancos - banana

alimentos brancos – banana

Contribuem na formação e manutenção dos ossos.

alimentos brancos - cogumelo

alimentos brancos – cogumelo

Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.

alimentos brancos - leite e derivados

alimentos brancos – leite e derivados

São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Alimentos Vermelhos

alimentos vermelhos - caqui

alimentos vermelhos – caqui

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja.

alimentos vermelhos - melancia

alimentos vermelhos – melancia

Recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sanguínea.

Alimentos Amarelos

alimentos amarelos - laranja

alimentos amarelos – laranja

O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico.

alimentos amarelos - mamao

alimentos amarelos – mamao

São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.

alimentos amarelos - cenoura

alimentos amarelos – cenoura

Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Alimentos Arroxeados

alimentos arroxeados - uva

alimentos arroxeados – uva

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:

alimentos arroxeados - figo

alimentos arroxeados – figo

Retarda o envelhecimento.

alimentos arroxeados - repolho

alimentos arroxeados – repolho

Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético

Alimentos Verdes

alimentos verdes - brocolis

alimentos verdes – brocolis

Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos:

alimentos verdes - espinafre

alimentos verdes – espinafre

Desintoxicam as células.

alimentos verdes - couve

alimentos verdes – couve

Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.

alimentos verdes - salsao

alimentos verdes – salsao

Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.

alimentos verdes - ervas

alimentos verdes – ervas

Protegem o cabelo e a pele.

Alimentos Marrons

alimentos marrons - graos

alimentos marrons – graos

As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo:
Melhoram o funcionamento do intestino.

alimentos marrons - castanhas

alimentos marrons – castanhas

Combatem a ansiedade e a depressão.

alimentos marrons - nozes

alimentos marrons – nozes

Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

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