O método Pilates


O método Pilates
Exercícios Básicos – O método Pilates

O método Pilates

Os exercícios para Joseph Pilates se baseam no fortalecimento muscular com alongamentos: “Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem”. O método Pilates dimensiona os tópicos abaixo:
Concentração: Os exercícios devem ser realizados sempre com muita atenção. Sua mente e seu corpo trabalhando juntos, os movimentos terão maior eficiência.
Controle: Os movimentos completamente controlados pela mente. Os movimentos e atividades devem ser realizados com determinação. com o método Pilates
Precisão: A precisão está relacionada com o controle. Pilates dizia: “Concentre-se nos movimentos corretos cada vez que você fizer o exercício”. Os movimentos devem ser coordenados para assumir o controle do corpo e realizar movimentos sempre corretos.
Centro: Joseph Pilates chamou de “Centro de Força (Powerhouse)“: abdômen, paravertebrais lombares e glúteos. Todos os exercícios de Pilates tem como foco o fortalecimento do powerhouse, para proporcionar a estabilização do dorso durante todos os movimentos.
Respiração: Pilates ressalta a importância de manter a circulação do sangue pura. A pureza é o resultado de uma respiração adequada ao exercício, oxigenando-se o sangue e eliminando gases nocivos. O método Pilates tem como regra geral, o aluno deve inspirar quando se prepara para fazer um movimento, e expirar quando o executa.
Movimento Fluido: Os movimentos são realizados de forma harmônica, contínuos e ritmados. O praticante do método Pilates deve manter o alinhamento corporal, evitando possíveis compensações, que podem levar a exercícios inadequados, constituindo-se como possíveis causadores de lesões.

 

 

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.