Maçã x Pera


Maçã x Pera

Maçã X Pera
Maçã X Pera

Na Universidade de Marselha, o professor Jean Vague, em 1947 foi o primeiro a sugerir que as complicações da obesidade não dependiam apenas do excesso de gordura no corpo humano. Eram uma consequência de como a gordura se distribuía no corpo das pessoas obesas. Jean Vague inventou o termo “androide” em formato de maçã para a obesidade mais observada em homens, mas também nas mulheres, na qual o diabetes e a doença cardiovascular são complicações comuns e o termo “ginoide” em formato de pera para a obesidade mais observada em mulheres, na qual a gordura se deposita nas partes inferiores do corpo e tem caráter menos maléfico.

As observações feitas por Jean Vague não receberam uma imediata atenção da comunidade médica. Foram necessários mais de 35 anos para que fossem avalizadas por estudos epidemiológicos prospectivos e hoje podemos classificar através da forma do corpo o tipo de problema de saúde.

Seu biótipo e os problemas que eles podem trazer:

Para o padrão feminino de beleza, e principalmente para a saúde, o melhor formato é a pera, ou seja, ter pouca gordura acumulada na região do abdômen, a chamada gordura visceral. Também conhecida como ginoide e mais comum em mulheres, pois a gordura tende a ficar localizada nas regiões de baixo abdômen, coxas, culotes e glúteos. Apesar de apresentar menos risco à saúde, ela esta relacionada ao aparecimento de celulite, o que não é nada desejável.

maçã x pera
maçã x pera

O formato maçã chamado de androide consiste na localização central da gordura, região de abdômen, braços e pescoço. É mais comum nos homens, mas também é encontrado nas mulheres e é bem preocupante, pois a gordura esta localizada entre os órgãos abdominais que comprimem o diafragma e dificultam o trabalho do coração, que dá indícios de um risco cardiovascular elevado e aumenta o risco de eventos como infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

O índice de Massa Corporal (IMC), que determina se a pessoa está com sobrepeso, obesidade ou obesidade mórbida é outro parâmetro de medida. O IMC é obtido pela divisão do peso em quilos pela altura em metros ao quadrado, ou seja: peso (kg) / altura (m)² = IMC. Um IMC acima de 25 representa sobrepeso e acima de 30, obesidade (maior risco). Também é importante levar em consideração fatores como diabetes, colesterol, história familiar e hábitos como tabagismo e sedentarismo.

Qual seu biotipo
Qual seu biotipo

Identificou seu biótipo: Maçã x Pera?

Para quem esta acima do peso a primeira coisa a fazer é emagrecer, assim a maior parte da gordura irá sumir. Porém os magros também sofrem com gordura localizada. Afinal, quem não se incomoda como a temida gordura localizada?!

Por isso, independente do seu biótipo o melhor e mais saudável a fazer é praticar exercícios físicos, manter uma boa alimentação e começar uma sessão de massagem, drenagem linfática. Proporcione esse alívio para o seu corpo.

Comece hoje!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.