Lesão Cervical – “Efeito Chicote” – Whiplash


Lesão Cervical - "Efeito Chicote" - Whiplash

Lesão Cervical – “Efeito Chicote” – Whiplash

Lesão Cervical – “Efeito Chicote” – Whiplash

A foto acima demonstra os danos no cérebro os efeitos de uma Lesão Cervical – “Efeito Chicote” – Whiplash na coluna cervical. Algo muito comum em acidentes de alta velocidade, (Inércia do choque + Peso da cabeça). Pode causar desde uma baita dor no pescoço até uma lesão muito séria.

O termo Lesão Cervical – “Efeito Chicote” – Whiplash refere-se a uma lesão que habitualmente ocorre num acidente de automóvel, quando a cabeça é projetada para trás (em hiperextensão) e depois para frente (em hiperflexão) de uma forma balística e inesperada. Este tipo de lesão provoca inúmeros danos aos tecidos moles da coluna cervical e não só, podendo causar uma fratura ou paralisia. Geralmente o “Efeito Chicote” é o resultado de um acidente de automóvel, mas pode ocorrer na prática desportiva ou mesmo, por exemplo, numa simples queda onde uma força inesperada é aplicada repentinamente no pescoço. Esses mesmos danos não só afetam as articulações, discos, ligamentos, músculos e nervos da cervical como toda a biomecânica da tão complexa coluna vertebral.

Lesão Cervical - "Efeito Chicote" - Whiplash

atleta Jaqueline no Pan de Guardalajara

Em Guadalajara, México – A atacante Jaqueline, da seleção brasileira de vôlei, fica fora dos Jogos Pan-Americanos. Sofreu fratura das vértebras C5 e C6, na coluna cervical ao se chocar com outra atleta brasileira.

Uma lesão às vértebras cervicais e aos tecidos moles adjacentes que ocorre por causa de um empurrão súbito ou por aceleração e desaceleração da cabeça. Uma maneira de causar essa lesão é estar em um veículo que é atingido de forma repentina e forte na parte traseira ou uma batida de cabeça com cabeça.

Lesão Cervical - "Efeito Chicote" - Whiplash

fratura vertebra

Quando um osso não puder suportar a pressão exercida sobre ele, ocorrerá uma ruptura ou fratura óssea. Uma fratura exposta (na qual o osso rompe a pele) pode infeccionar facilmente. Quando uma criança deixa de movimentar um braço ou perna machucados algumas horas após um acidente, ou se ela continuar a chorar quando a área lesada é tocada, deve-se presumir que a criança pode ter um osso quebrado e procurar auxílio médico. Às vezes é difícil saber se o osso foi deslocado ou quebrado. Ambas as situações representam uma emergência. As medidas básicas de primeiros socorros são as mesmas para os dois casos.

Lesão Cervical - "Efeito Chicote" - Whiplash

Colar Cervical BC0161-A

Um colar cervical é um equipamento médico usado para imobilizar a medula espinhal e suportar a cabeça do paciente. O colar cervical restringe o movimento do pescoço durante o tratamento de traumatismos, torcicolos, artrites, entre outros. Possui bordas estofadas e perfurações que facilitam a transpiração, além de fechos aderentes que permitem o ajuste de altura. Traumatismos, torcicolos, artrites, artrites reumatóides, artroses, somatizações e outras afecções da coluna cervical. Tratamentos que necessitem imobilização média do pescoço.

mcientifica

 

Be Sociable, Share!
Share this:

, , , , , , , , , , ,

  1. #1 by Maicon on 25 de abril de 2013 - 23:08

    Olá .,Sou o MAICON, ha 1 ano e 4 meses,no trabalho eu estava agachado limpando uma máquina e ao me levantar,bati fortemente a cabeça no painél da msma,desde esse dia,sofro com dores na cabeça, nuca,ouvido,ombros,na costa,tonturas e fraqueza nas pernas,fiz vários exames:tomografia da cabeça,e ressonancia da cabeça e cervical,os exames nao constaram nada,fiz exame de labirintite também,e constou q meu ouvido está irritado.e também estou fazendo tratamento odontológico,e deu alteraçao na ATM,fiz tratamento usando,aparelho móvel,fico 24 horas com esse aparelho,mas até agora nao resolveu nada….,Gostaria mto se pudesse me ajudar!! ,estou desesperado,se poder dar alguma orientaçao sobre isso,ficaria muito grato!! ,nao consigo trabalhar de tanta tontura,e dores,estou afastado,minha vida mudou completamente,até agora nao consegui um diagnóstico efetivo sobre isso!!,os médicos desconhecem a causa,um médico fica mandando para outro,e ninguém resolve nada,conto com sua ajuda para um esclarecimento,desde já muito obrigado!!. DEUS o abençoe!!!!

    • #2 by mcientifica on 26 de abril de 2013 - 16:49

      Maicon, devido a pancada em sua cabeça, que deve ter sido muito forte como relatou, possa ser que tenha ocasionado essas complicações, talvez por compressão dessa região. Como você já fez os devidos exames e não teve um diagnóstico concreto, acredito que o ideal seria procurar um especialista em Neurologia para que ele possa realizar um estudo minucioso do seu caso, pois para um tratamento mais correto, o ideal é saber o diagnóstico preciso.

      Tatiana Rocha
      Mogiglass Científica Ltda – EPP

      • #3 by Maicon on 27 de abril de 2013 - 5:05

        entao,já passei por 4 neurologistas,como os exames não apontam nada de anormal,os médicos parecem não ter interesse de saber oque tenho,como nao deu nada nos exames,pra eles eu estou normal,mas estou muito mal,vou perder o emprego,pois não consigo trabalhar de tanta tontura e dor de cabeça,só estou tomando calmante,mas não ajudou nada até agora,estou fazendo RPG E PILATES,para melhorar a postura,mas até agora não tive nenhuma melhora também,não sei mas oque fazer,mas muito obrigado por ter me respondido,DEUS ABENÇOE!!,Tatiana Rocha

  2. #4 by Ana on 4 de julho de 2013 - 0:40

    Maicon, ha 1 ano tenho exatamente os mesmos sintomas que vc, passei por inúmeros profissionais e nada e não aparece nada nos exames. O meu neuro mandou tomar nortriptilina p/ as dores de cabeça, é o unico remédio que aliviou os sintomas, tontura, enjoo etc… Provavelmente foi algum problema cervical… tbm estou tratando com quiropraxia, vamos torcer p/ ficarmos bem logo.

(não será publicado)

Follow

Get every new post delivered to your Inbox

Join other followers