Ciclo da água


molécula da água
molécula da água

Ciclo da água 

Modelo da molécula de água é composta por 2 átomos de Hidrogênio e 1 de Oxigênio (H2O). Temos a parte eletricamente negativa da molécula (na extremidade onde se encontra o Oxigênio) e a parte eletricamente positiva (onde estão os átomos de Hidrogênio). Por tal característica, a água é classificada como uma Molécula Polar. Moléculas que não possuem Polaridade são chamadas Apolares e não se dissolvem em água. 

estados físicos da água
estados físicos da água

A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) na natureza. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é chamada por ciclo hidrológico.

ciclo da água
ciclo da água

O ciclo da água, consiste no processo dinâmico de diferentes estágios da água. Para melhor compreensão deste ciclo podemos iniciar sua explicação através da evaporação da água dos oceanos. O vapor resultante da água do oceano é transportado pelo movimento das massas de ar. Este é um movimento infinito e circular. Sob determinadas condições, o vapor é condensado, formando as nuvens, que por sua vez resultam em precipitação, que pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. A maior parte fica temporariamente retida no solo, próxima de onde caiu, e finalmente retorna à atmosfera por evaporação e transpiração das plantas e animais. Uma parte da água resultante, escoa sobre a superfície do solo ou através do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecendo os lençóis freáticos formando assim o ciclo da água mais uma vez.

Ao se formar nas nuvens um acúmulo de água muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores e a água se precipita, isto é, começa a chover. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo).

ciclo de água
ciclo de água

A água da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando os lençóis freáticos. As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nível de água dos lagos, açudes, rios etc. é mantido. A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores. Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo da água que ocorrem a variações climáticas, determinando a criação de condições para o desenvolvimento de plantas, animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.