Boa postura


Ter uma boa postura é essencial para que suas costas, músculos e juntas sempre estejam bem.

Suas costas
Costas saudáveis têm três curvas naturais: uma curva ligeiramente para frente no pescoço (curva cervical), uma curva ligeiramente para trás na parte superior (curva torácica), e uma curva ligeiramente para frente na parte baixa (curva lombar). A boa postura significa realmente manter estas três curvas em de alinhamento equilibrado.
Os músculos fortes e elásticos são também essenciais para uma boa postura. Os músculos abdominais, da bacia e músculos da perna que são fracos e inelásticos podem não suportar as curvas naturais de suas costas.

Suas juntas. A bacia, o joelho, e as juntas do tornozelo equilibram suas curvas naturais da coluna quando você se move, fazendo o possível manter a boa postura em qualquer posição.

Boa postura deitada

Passamos pelo menos de 6 a 8 horas diárias na posição deitada, então, observe na figura abaixo o certo e o errado:

Boa postura
Boa postura

Certo: É correto dormir de abdômen para cima e com o travesseiro na altura que proporcione conforto ao pescoço evitando que ele permaneça elevado e o queixo próximo do peito.

Ao deitar na posição de lado, cuide para que o rosto também permaneça na posição acompanhando o corpo. Algumas pessoas devem colocar um travesseiro entre as pernas para minimizar as dores e desconfortos da coluna. Consulte o seu médico.

Errado: É errado dormir na posição com abdômen para baixo, pois o pescoço precisa permanecer em posição de torção. Evite, também, dormir com o abdômen para cima e com o travesseiro alto, pois eleva a cabeça e proporciona dores na coluna cervical.

Dicas para manter uma boa postura por toda sua vida

  • Concentre-se em manter suas três curvas naturais da coluna cervical em alinhamento equilibrado. Mantenha seu peso baixo; o peso adicional exerce uma tração para frente constante nos músculos das costas e estica e enfraquece os músculos abdominais.
  • Evite permanecer em uma posição por muito tempo; a inatividade causa tensão muscular e fraqueza.
  • Durma em um colchão firme e use um travesseiro grande o bastante para manter a curva cervical normal. Evite o uso de diversos ou de grandes travesseiros.
  • Exercite-se regularmente; o exercício fortalece e torna os músculos mais elásticos que o mantêm ereto e em uma postura apropriada.
  • Comece a praticar, comece seu programa para uma postura perfeita hoje. Se você tiver dificuldades procure um profissional da área, um Fisioterapeuta.
mcientifica


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.