Beleza, saúde e higiene


Sua saúde em risco! Beleza, saúde e higiene dependem de sua atenção com a qualidade do atendimento em seu salão de beleza e a higiene de seus procedimentos evitam sérios problemas.

Ferramentas Manicure
Ferramentas Manicure

 

Beleza, saúde e higiene

A esterilização dos instrumentos de manicure deve ser feita por autoclave ou estufa e a perfeita qualificação dos profissionais são itens indispensáveis para sua segurança. Os produtos utilizados nos procedimentos também podem representar problemas se estiverem fora do prazo de validade ou não apresentarem rotulação adequada. Siga as dicas abaixo e fique tranquila:

  1. O estabelecimento deve ter os equipamentos necessários à esterilização de instrumentais (estufa ou autoclave)
  2. Escovas, pentes e instrumentos devem sempre ser limpos
  3. O profissional deve lavar as mãos antes e após cada procedimento
  4. As toalhas devem ser trocadas a cada procedimento

Limpeza

Processo de remoção da sujeira. Para a limpeza dos materiais é preciso fazer a lavagem com uma escova, água e sabão. Assim será possível remover os agentes contaminadores. Este método é usado somente para bacias, toalhas e outros materiais que só entram em contato com a pele íntegra.

Desinfetar

Ainda mais eficaz do que a limpeza simples, garante eliminar as bactérias mais frágeis. A desinfecção pode ser realizada por meios químicos, com o álcool concentrado em 70%, o cloro ou por meios físicos, com água fervente. Os materiais não sensíveis ao calor, manter mergulhados no mínimo 30 minutos.

Esterilização

Permitem a completa destruição e remoção das bactérias e vírus, inclusive os mais resistentes. Já os materiais cortantes ou os que entram em contato com a pele, como alicates de unha e cutícula, bastões e espátulas de metal e tesouras, não podem deixar de passar por uma esterilização por calor úmido (autoclaves) ou calor seco (estufas).

Manicure e Pedicure

Pedicure
Pedicure

Fique de olho na limpeza e higiene dos instrumentos, como o alicate e afastador de cutícula. Depois de lavados, eles devem ficar por uma hora na estufa a 170°C para que sejam esterilizados. Pode-se, também, utilizar as autoclaves que são equipamentos de esterilização a vapor.

Depilação

Certifique-se de que a cera para a depilação não é reaproveitada. As ceras frias e do tipo “roll-on”, não devem ser aplicadas diretamente na pele do usuário, mas sim no papel apropriado, diferente do que acontece com a cera quente derretida em potes metálicos e aplicada com espátula. O cliente deve observar se a cera é realmente descartada após o uso e pedir para visitar o local onde ela é manipulada.

Escova progressiva

O produto utilizado na escova progressiva pode representar um risco à saúde quando tem em sua composição o formol em concentrações acima de 0,02%.Verifique se o produto possui autorização da ANVISA para essa finalidade. O formol é cancerígeno, quando utilizado em concentrações acima do permitido, pode provocar irritação na pele, mucosas e olhos para o cliente e o profissional.

Massagens e tratamentos de pele

Para esses procedimentos é importante:

  1. Sala limpa e com pia para lavar as mãos;
  2. Uso de toalhas limpas e trocadas a cada cliente;
  3. Uso de lençol descartável;
  4. Uso de produtos (óleos, cremes etc.) com rotulagem adequada;
  5. Profissional qualificado com certificado de conclusão de curso na habilidade do procedimento oferecido.

Autoclave

Autoclave
Autoclave

 A autoclave é o equipamento principal do processo de esterilização por contar com uma combinação de calor e pressão para a limpeza dos materiais, tanto de tatuagem quanto os usados para a colocação de piercings. A autoclave alcança temperatura superior a 270°C e 18 PSI de pressão o que é suficiente para eliminar bactérias e vírus que possam ter vindo do sangue de algum cliente. Normalmente os materiais precisar de apenas uma hora na autoclave para ficarem livres de riscos biológicos. Vale lembrar que mesmo a autoclave pode sofrer infecções e que para evitar este desconforto ela deve passar por teses de contaminação semanalmente.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.