Autoclave


Como usar a autoclave

A autoclave é um aparelho utilizado pra esterilizar materiais para uso em laboratório. Utilizando o calor úmido sob pressão, seu principal objetivo é esterilizar causando a morte das células pela desnaturação das proteínas e destruição da membrana citoplasmática. Foi criada pelo inventor Charles Chamberland.

Configuração da autoclave:

Cilindro de metal resistente com a resistência;
Tampa com parafusos de orelha;
Válvula de segurança e de ar;
Chave para controle da temperatura;
Registro de Temperatura e pressão;
Chave de potência.

esquema da autoclave
esquema da autoclave

Como funciona:

Esta é uma das principais etapas do processo. O material a ser autoclavado deve ser preparado de forma que não aconteça contaminação após sua retirada da autoclave.
Para placas de Petri, espátulas, béqueres e vidrarias em geral deve-se embrulhar em um papel próprio para autoclaves.
Para a autoclavagem de meios de cultura deve-se colocar uma rolha feita de algodão na boca do tudo e cobrir com o papel de autoclave e passar a fita que indica a positividade da autoclavagem com indicação de cor ou cordão de gaze. Como mostra a figura ao lado. Para a retirada do material, deve esperar que esfriasse o pelo menos 50°C.

Nível de água: Deve-se adicionar água destilada o suficiente para que cubra a resistência. (Com isso, é certo o impedimento da oxidação do metal e evita danificar o equipamento).

Fechando a autoclave: Os parafusos devem ser fechados hermeticamente, em cruz, um após o outro até que a autoclave esteja totalmente segura e fechada.

Processo de autoclavagem: Após o fechamento da autoclave, deve-se esperar que saia pela válvula de ar um vapor, comparado ao de uma panela de pressão, quando isso acontecer deve-se fechar a válvula de ar e esperar que o registro marque a temperatura desejada. A temperatura varia para cada tipo de material, por exemplo, para autoclavagem de meios de cultura, alguns fabricantes aconselha autoclavar por 15 minutos a 120°C. Após verificar que a temperatura desejada foi alcançada, deve-se diminuir o nível da potência na chave que mostra a figura abaixo para o nível MÉDIO, e começar a contagem do tempo para autoclavagem, mesmo assim ainda é necessário verificar se a temperatura continua subindo, se isso acontece deve-se dispor a chave no mínimo. Em casos que mesmo no mínimo a temperatura continuar subindo, é aconselhado desligar o equipamento, abrir a válvula de ar e chamar a assistência técnica.

Autoclave de Bancada – Modelo AB 25 a 60 Litros

Autoclave AB 25 a 60 litros
Autoclave AB 25 a 60 litros

A Autoclave Horizontal de Bancada AB-25 25 litros apresenta tecla de secagem extra de mais 10 minutos para os casos em que o usuário julgar necessário o processo. Excelente precisão e monitoramento no controle da temperatura, obtidos por meio de uma termoresistência (PT-100). Câmara cilíndrica construída em aço inoxidável AISI 304, revestida externamente com material isolante ao calor, que além de otimizar o seu funcionamento, reduz o consumo de energia e não transfere calor ao ambiente. A Autoclave Horizontal de Bancada AB-25 25 litros possuem bandejas confeccionadas em aço inoxidável AISI 304, totalmente perfuradas para permitir uma boa circulação do vapor, garantindo excelente qualidade na esterilização. Porta em aço inoxidável AISI 304 fundido, com anel de vedação em borracha de silicone resistente a altas temperaturas.

A Autoclave Horizontal de Bancada AB-25 25 litros possui dispositivo que impede o funcionamento do equipamento com a tampa aberta. Sistema de fechamento da porta construído de forma robusta, dotado internamente de um rolamento de encosto que proporciona maior segurança e suavidade no manuseio. Os cabos são em baquelite, isolantes ao calor. Resistência elétrica de imersão, blindada e fabricada de tubo de aço inoxidável.

A Autoclave Horizontal de Bancada AB-25 25 litros possui um reservatório em aço inoxidável acoplado ao equipamento, com capacidade para 4,0 litros. Possibilita o reaproveitamento da água, permitindo vários ciclos de esterilização sem necessidade de reabastecimento. Gabinete em chapa de aço carbono, com tratamento anticorrosivo e pintura epóxi. Apresenta aberturas para ventilação tipo “venezianas”. Painel de controle com chave on/off, manômetro, display indicativo de tempo e temperatura e teclas de abastecimento, seleção dos ciclos, secagem extra e start/stop. Sistema eletrônico de segurança que desliga automaticamente caso a temperatura exceda em 3°C a temperatura programada.

A Autoclave Horizontal de Bancada AB-25 25 litros tem uma válvula de alívio de pressão regulada para atuar com pressão igual ou superior à MPTA (máxima pressão de trabalho admissível). Sistema elétrico de segurança com fusível de proteção e termostato de segurança para evitar a queima das resistências e dos materiais em caso de falta de água. Construída com base nas Normas ASME e ABNT e atende à Norma Regulamentadora NR 13.

Especificações:
Capacidade:
25 Litros
Dimensão interna cm: 30 x 35cm (diâmetro x altura)
Dimensão externa: 56 x 54 x 44 cm
Cesto interno: 3 unidades; 22 x 23cm (diâmetro x altura)
Potência: 1800w
Tensão: 110/220V
Peso: 42kg
Marca: Phoenix-Luferco
Código Identificador SKU: 17164

Para adquirir este e outros produtos clique no link: Autoclave Horizontal de Bancada AB-25 25 litros

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.